window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22760243/mobile_portal_home', [[300, 20], [320, 50]], 'div-gpt-ad-1651760692462-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); }); googletag.cmd.push(function() { googletag.display('div-gpt-ad-1651760692462-0'); }); b57h

O “Decano” dos Acadêmicos 5s506t

   Foi extremamente gratificante para mim participar da Assembleia Geral da Academia Sergipana de Medicina ocorrida na noite desta quarta-feira, 26

Dalmo Machado de Melo

 de julho de 2017, quando elegemos o novo ocupante da Cadeira 2, vaga desde a morte do confrade Alexandre Gomes de Menezes Neto.
Até quando esteve vivo, Alexandre era o nosso "decano". Hoje a posição é ostentada com muita orgulho e emoção pelo querido Dr. Dalmo Melo, mestre da obstetrícia sergipana, professor das nossas aulas práticas na Maternidade Francino Melo, do Hospital Cirurgia.
Naqueles tempos, todos tinham fácil o ao professor que dividia a disciplina de obstetrícia com o Dr. Hugo Gurgel, outro ícone da nossa Medicina. Os meus três filhos vieram ao mundo pelas suas mãos seguras, firmes e gentis.
Generosidade era o seu segundo nome! O humanismo nunca foi deixado de lado, em nenhum momento. Mesmo quando necessitou prolongar o exercício da profissão mais tempo do que devia e merecia.
Recentemente participei da entrevista com ele para o Projeto Memória Viva. E nossos momentos de convivência foram relembrados por mim e por ele, das serestas na sua residência ao quadro de óleo sobre tela de Florival Santos – A Visitação – deslumbrante na recepção da clínica pioneira por ele fundada, que marcou a medicina de Sergipe durante anos.
Finda a clínica, o quadro não deixou de acompanhá-lo em toda a sua vida e tive então a emoção de revê-lo, imponente e belo na sua sala de visita, no apartamento onde mora, mantido por ele e Marise em total devoção. Faz parte da sua rotina diária, após o despertar, colocar-se em oração defronte ao quadro, que mostra a visita de Maria às terras montanhosas da Judeia, à vila onde Zacarias morava, para visitar Isabel, ambas grávidas. Nesse encontro elas descobrem, uma na outra, o mistério que ainda não conheciam e que as encheu de muita alegria. Hoje também encontramos pessoas que nos surpreendem com a sabedoria que possuem e com o testemunho de fé que nos dão.
A presença do nosso "decano" na assembleia foi ressaltada pela confreira Zulmira Freire Rezende como um exemplo de amor à Academia, ao vê-lo comparecer para votar, no auge dos noventa e um anos, em noite de inverno. E eu complemento: transformou a nossa noite fria num momento sublime e radiante!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais