Seca grave atinge cinco municípios no Alto Sertão e Centro-Sul de SE 1e1n2j

Boletim do Monitor de Secas em abril mostra agravamento do quadro em Sergipe

Boletim do Monitor de Secas em abril mostra agravamento do quadro em Sergipe (Foto: Arthuro Paganini)

O boletim do Monitor de Secas referente ao mês de abril indica que cinco municípios sergipanos estão em seca grave. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 23.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), o agravamento da seca persiste no estado. Os municípios que apresentam seca grave são Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória e Poço Verde.

Ainda conforme o boletim do Monitor das Secas, além da seca grave, 21 dos municípios sergipanos não têm registros de chuva, 61 encontram-se em seca fraca e 18 em seca moderada.

Durante o período analisado, alguns municípios dos territórios do Baixo São Francisco, Leste Sergipano, Grande Aracaju e Sul Sergipano mantiveram-se sem seca relativa. O território do Médio Sertão permaneceu com seca fraca, como também alguns municípios do Agreste Central, Centro Sul e Sul Sergipano.

Houve o surgimento, ainda, da seca fraca em grande parte dos municípios dos territórios do Baixo São Francisco e Leste Sergipano. Nos territórios do Alto Sertão, Agreste Central e Centro Sul houve também a manutenção da seca moderada em alguns municípios. E em uma pequena porção do Médio Sertão, houve o agravamento da seca fraca para moderada.

A perspectiva, porém, é de melhoras em todo o estado. “Diante das análises climáticas, a tendência para os próximos meses é de chuva variando de normal a acima do normal. A predominância é de temperatura acima da normal climatológica. Diante disso, poderá haver o abrandamento do cenário de seca nos próximos meses, com a previsão de altos índices pluviométricos”, explicou a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana Silva.

 

Com informações do Governo de Sergipe

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais