2zv1w

Até o momento, Sergipe já registrou 10 casos de meningite no estado. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 28, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Já em 2024, no mesmo período, Sergipe registrou 25 casos da doença.
A SES monitora os casos por meio da Vigilância em Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), responsável pelo diagnóstico dos casos e produção de dados que orientam medidas de controle e prevenção da doença.
“As meningites são causadas por vários agentes infecciosos, e por isso algumas medidas são necessárias para prevenir a transmissão. Uma das medidas é a vacinação, no qual possuímos várias vacinas que protegem contra os tipos de meningite. É importante destacar que a imunização faz parte do calendário vacinal de crianças e adolescentes, como é o caso das vacinas para a haemophilus influenza, meningococo e pneumococo, que originam as formas mais graves da meningite”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes.
Sintomas
A doença tem como manifestação principal o quadro de febre alta. Além disso, a pessoa pode apresentar dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos e, para algumas formas da doença, podem surgir lesões avermelhadas e arroxeadas na pele. Caso os sintomas se agravem, o recomendado é procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima.
por Aisla Vasconcelos